Oficina do Curador Ferido aborda a importância de percebermos nossas próprias dores

Trabalhar os mitos do curador ferido e despertar a consciência dos profissionais de saúde acerca da importância de cuidar da própria dor - essa foi a tônica da Oficina Avançada de Espiritualidade: Os Mitos do Curador Ferido - Qualificando as Relações de Cuidado e Cura.

A Oficina, realizada em agosto, foi coordenada por Luis Alberto Saporetti, médico geriatra, psicoterapeuta e professor convidado do Instituto Paliar. 

 

Participantes da Oficina de Espiritualidade de agosto, realizada em São Francisco Xavier (SP)

 

"O profissional de saúde vive em intenso contato com a dor. Mas quem cuida das dores dele?", diz Saporetti. Durante três dias, em São Francisco Xavier, no Vale do Paraíba, a jornada intensa de reflexões combinou conversas, vivências e reflexões sobre o tema. "E também momentos de silêncio, tão raros no dia-a-dia contemporâneo e tão necessários para melhorar nossa percepção. “, completa.

 

As dinâmicas do encontro buscaram acessar os mitos do cuidador ferido, algo que não pode ser feito de modo estritamente racional. “É preciso usar outras formas da percepção, técnicas expressivas, buscar lugares em nosso cérebro que não conhecemos ou não estamos em contato diariamente”, comenta o médico. 

 

A percepção dos participantes foi extremamente positiva, pois sentiram-se seguros para compartilhar experiências e enxergaram na oficina a oportunidade de lidar com emoções, dúvidas e sentimentos muitas vezes ignorados. “O profissional precisa olhar para dentro para poder melhorar sua relação com os outros. Trata-se de uma questão contínua e permanente", diz  Saporetti.

 

Novas oficinas em 2018

 

Estão abertas as inscrições para as próximas oficinas do Instituto Paliar com temas relativos à questões de espiritualidade e conexão com

 

o feminino. Programe-se:

 

12 a 14 outubro

Encontros com o Feminino: Cuidar - Do corpo profano ao corpo sagrado

Informações: clique aqui

 

01 a 04 novembro

Oficina de Espiritualidade: Finitude e Cuidados Paliativos
Informações: clique aqui

Please reload

Publicações em Destaque

Política nacional de Cuidados Paliativos próxima de desfecho positivo

September 27, 2018

1/7
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Arquivo