Na prática: alunos de Salvador aprendem terapia subcutânea

12/05/2016

Os alunos do curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos do Instituto Paliar em Salvador tiveram uma aula especial no último sábado, 7 de maio.

Ministrada pela enfermeira Ana Lúcia Lopes Giaponesi, a aula de terapia subcutânea - também conhecida como hipodermóclise - apresentou, na prática, uma importante técnica usada em Cuidados Paliativos para a infusão de fluidos e medicamentos.

 

A terapia é fundamental para pacientes que perderam a possibilidade de ingerir medicamentos por via oral, e, apesar de ter perdido espaço com a crescente modernização das injeções endovenosas, foi resgatada pela Medicina Paliativa, que prioriza o bem-estar dos pacientes.

 

Formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, a turma do curso de Aperfeiçoamento recebeu a explicação teórica e foi convidada a aprender na prática. Sob orientação da professora e trabalhando com soro fisiológico, os alunos treinaram a administração de fluidos por via subcutânea.

 

"A hipodermóclise é muito importante no tratamento em Cuidados Paliativos, pois os pacientes têm um perfil específico, que precisa ser respeitado", explica a professora Giaponesi. "É uma técnica que não é invasiva - a infusão é lenta, indolor, e mantém o nível do medicamento no organismo por até 4 horas", completa.

 

Confira abaixo imagens dos alunos aprendendo e praticando. 

 

 

 

 

Please reload

Publicações em Destaque

Política nacional de Cuidados Paliativos próxima de desfecho positivo

September 27, 2018

1/7
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Arquivo