O Instituto Paliar é uma organização de ensino e consultoria focada no desenvolvimento e capacitação em Cuidados Paliativos e Medicina Paliativa. Desde 2008, dedica-se à qualificação de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde por meio de uma série de cursos cuidadosamente elaborados. O Instituto Paliar conta com a sólida experiência dos seus diretores, todos paliativistas nacionalmente reconhecidos: Dra. Dalva Yukie Matsumoto, Dra. Maria Goretti Sales Maciel e Dr. Ricardo Tavares de Carvalho.

O corpo docente é formado por uma equipe com grande experiência profissional em Cuidados Paliativos. As aulas dos programas de pós-graduação são todas presenciais e ministradas de março a dezembro de cada ano, nas dependências do Centro Universitário São Camilo, no bairro da Pompeia, em São Paulo, com o qual o Instituto Paliar mantém uma parceria. Outros cursos de curta duração, oferecidos ao longo do ano, também são oferecidos no local.

O Instituto Paliar acredita que compete aos profissionais especializados em Cuidados Paliativos o exercício de uma assistência que tem por base a valorização da dignidade humana e da autonomia do paciente e o repúdio ao sofrimento. Ao impecável controle de sintomas físicos, em especial a dor, aliam-se também o alívio do sofrimento psicológico e o apoio social e espiritual a pacientes, familiares e cuidadores.  Os Cuidados Paliativos e a Medicina Paliativa são áreas de conhecimento estruturadas, com protocolos técnicos e científicos constantemente validados. Nos cursos do Instituto Paliar, o aluno encontra os rigores técnico e científico e a discussão séria sobre os paradigmas da assistência em saúde, bases da boa formação nestas áreas.

Além das atividades de treinamento e capacitação,  o Instituto Paliar oferece também assessoria para a implantação de serviços de Cuidados Paliativos. Para faculdades, oferece cursos e consultoria na elaboração de pesquisas, monografias e artigos científicos. Organiza ainda palestras em empresas, escolas e entidades de classe para divulgação dos conceitos dos Cuidados Paliativos.

 

Quem Somos

 

DIRETORES DO INSTITUTO PALIAR

Dra. Dalva Yukie Matsumoto

Médica clínica geral e oncologista; coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Membro da Câmara Temática interdisciplinar de Cuidados Paliativos do CREMESP

Dra. Maria Goretti Sales Maciel

Médica de família e comunidade; diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/SP); fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos; membro da Câmara Técnica da Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dr. Ricardo Tavares de Carvalho

Médico cardiologista, intensivista com área de atuação em Medicina Paliativa; doutor em Medicina pela FMUSP; diretor científico da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP 2014-2015); coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).

COLABORADORES

 

Núcleo de Coordenação dos Cursos de Cuidados Paliativos

Ana Lúcia Lopes Giaponesi

Enfermeira; Mestranda pela EEUSP; pós-graduação em Insuficiência Cardiorrespiratória em UTI; especialização em Acupuntura; aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar, Coordenadora do comitê de Cuidados Paliativos da ABRALE.

Mônica Estuque Garcia de Queiroz

Terapeuta ocupacional; doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); coordenadora do Comitê de Terapia Ocupacional da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE); membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

Please reload

Professores Colaboradores

Alini Maria Orathes Ponte Silva

Especialização em Geriatria (HC/FMUSP), título de Especialista em Geriatria (AMB/SBGG). Membro da Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB). Atuação em Medicina Paliativa no Hospital Universitário Edgard Santos (HC/UFBA), no Hospital Português e na Clinica de Oncologia da Bahia (NOB, Oncoclínicas).

Breno Augusto Bormann de Souza Filho

Bacharel em Educação Física; Pós-graduado em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica pela Universidade de Pernambuco - UPE; Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP; Pós-graduado em Oncologia Multidisciplinar; Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica pelo Instituo Integrado de Apoio a Família - IAF; Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar; Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Medicina Integral; Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FioCruz/RJ;

Caroline Silveira

Enfermeira pelo Centro Universitário São Camilo. Especialização na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Cuidados Paliativos pelo HC-FMUSP. Atualmente consultora de Enfermagem em Cuidados Paliativos na ASAS Consulting.

Henrique Ribeiro

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Especializado em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Especializado em Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar.

Assistente da Unidade de Cuidados Paliativos Infantil da Santa Casa de São Paulo .

Supervisor da residência médica e multidisciplinar do Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Psiquiatra Interconsultor do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Hospital Samaritano de São Paulo e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer .

Janete Maria da Silva

Fisioterapeuta; especialista em Gerontologia e Terapia Intensiva pelo HC-FMUSP; mestre em Ciências da Reabilitação pela FMUSP. Professora de graduação e pós graduação do centro universitário São Camilo-SP.

José Afonso Monteiro D'Araújo

Graduado em medicina pela Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, em 1993. Residência Médica em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, concluída em 1996. Desde 2009 ocupa o cargo de Gerente Médico da Unidade Semi-Intensiva do Hospital Quinta D'Or, no Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Medicina Paliativa pelo Centro Universitário São Camilo-Instituto Paliar, São Paulo, Médico da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Federal dos Servidores do Estado – RJ.

Josimário João da Silva

Doutor em cirurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorando em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Membro da Câmara Técnica de Bioética do CFM e CREMEPE. Presidente da Comissão de Bioética Clínica do Hospital das Clínica da UFPE. Coordenador da Rede Brasileira de Professores de Bioética. Coordenador do Módulo Bioética do Curso de Medicina da UFPE (graduação e pós graduação em Cirurgia e Neuropsiquiatria).

Juraci Aparecida Rocha

Médica assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos HC-FMUSP; coordenadora da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital São Mateus; doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e docente do Instituto Paliar.

Jussara de Lima e Souza

Médica neonatologista e paliativista, coordenadora do Grupo de Cuidados Paliativos em Neonatologia do Hospital da Mulher - CAISM/UNICAMP. Formação em Cuidados Paliativos pelo Paliar e  Instituto Pallium (Argentina).

Mestre em Pediatria pela FCM-UNICAMP; membro da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina. Membro da Câmara Temática Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do CREMESP

Membro do Departamento Científico de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Pediatria

Letícia Andrade

Assistente Social; membro do Núcleo de Cuidados Paliativos e do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI), ambos do HC-FMUSP; especialista em Serviço Social Médico pelo HC-FMUSP; pós-doutorado em Serviço Social pela PUC-SP.

Lícia Maria Costa Lima

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Salvador (BA). Pós-graduada em Cardiologia, Oncologia e em Cuidados Paliativos. Atualmente é enfermeira Plantonista da Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Aliança e Membro da Comissão Transdisciplinar em Cuidados Paliativos do Hospital Aliança em Salvador (BA).

Luciana Suelly Barros Cavalcante

Psicóloga hospitalar, membro do Núcleo de Cuidados Paliativos do HC-FMUSP; formada em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar e Formada em Gerontologia pelo HC-FMUSP.

Luis Alberto Saporetti

Médico Geriatra formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Título Especialista em Geriatria e Gerontologia AMB; Área de Atuação em Medicina Paliativa; certificada pela AMB; Membro da Comissão de Ensino do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Especialista em Psicoterapia Junguiana e Abordagem Corporal do Instituto sedes Sapientiae.

Luis Gustavo Lagoni Mariotti

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu/SP (FMB/UNESP), residência médica em Clínica Médica (FMB/UNESP).  Especialização em Geriatria (EPM/UNIFESP), título de Especialista em Geriatria (AMB/SBGG). Curso de Aperfeiçoamento Médico em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar (2015), médico assistente e preceptor do setor de Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/HSPE) e coordenador do departamento de Cuidados Paliativos da Associação Médico-Espírita do Brasil.

Marcio Niemeyer Martins de Queiroz Guimarães

Doutorando do programa de pós-graduação da Associação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva UFRJ Fiocruz UERJ UFF [PPGBIOS 2014]. Mestre em medicina, área Clínica Médica, setor Terapia Intensiva [UFRJ, 2004]. Mestrado Integrado em medicina - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar [Universidade do Porto, Portugal 2011]. Título de Especialista pela AMB em Medicina Intensiva – AMIB. Certificado pela AMB de atuação na área de Medicina Paliativa – AMIB. Certificado pelo Programa Acadêmico do Mount Sinai School of Medicine - New York, em Geriatric and Palliative Medicine. Fellow da Sociedade Americana de Geriatria (American Geriatrics Society Fellow - AGSF). Atua no CTI e na Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Federal dos Servidores do Estado [HFSE-MS] e no CTI do Hospital Samaritano [Botafogo - RJ].

Maria Julia Paes da Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1979), assim como mestrado, doutorado e livre-docência pela Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Atualmente é professora-titular aposentada pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de enfermagem e de saúde, com ênfase nos temas: comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos na área de saúde e práticas integrativas e complementares de saúde.

Paula Damaris Chagas Barrioso

Graduação em enfermagem pela Universidade Anhembi Morumbi - bolsista integral (2011); especialização em Oncologia Multiprofissional no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2013). Mestre em Atenção Primária no SUS pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Atualmente é enfermeira do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual do Servidor Público de São Paulo. Experiência em Enfermagem em Cuidados Paliativos com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS).

Paula Pereira Pineli

Graduada em Medicina pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com residência (HC/USP Ribeirão Preto- SP) e Residência em Medicina Paliativa (IAMSPE/SP).
Médica da equipe clínica e da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital São Carlos (Fortaleza - CE); Médica preceptora da residência de Medicina de Família e Comunidade do Programa Integrado (UFC + Escola de Saúde Pública do Ceara + Secretaria de Saúde de Fortaleza + Secretaria de Saúde de Caucaia); Supervisora do Programa Mais Médicos.

Sara Krasilcic

Médica com Doutorado em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica assistente - Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual, médica credenciada do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e médica do case - núcleo de atendimento multi - Intermédica Sistema de Saúde.

Sumatra Melo da Costa Pereira Jales

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Cirurgiã-dentista pós-graduada em Odontologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Cirurgiã-dentista assistente da Equipe de Dor Orofacial, Divisão de Odontologia das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Cirurgiã-dentista assistente do Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da FMUSP. Coordenadora da área da Odontologia do Programa de Residência Multiprofissional Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos da FMUSP. Coordenadora do comitê de Odontologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Vitor Carlos Silva

Coordenador da Comissão Multiprofissional de Cuidados Paliativos do Hospital Aliança - Salvador/BA.
Coordenador do capítulo de Atenção Integral em Oncologia da Clínica AMO - Salvador/BA
Médico Intensivista, titulado pela AMIB - Cirurgião Oncológico.

Walmir Cedotti

Psicanalista Clinico, Bacharel em Comunicação Social, Psicanalista Clinico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Coordenador do Curso de Liderança em Si, da Escola de Educação Permanente do HC FM Usp, Professor na especialização do curso de Gestão em Saúde da Planisa, Luanda -Angola, Arte-educador, Consultor em Desenvolvimento Humano. Palestrante e consultor para instituições, tendo realizado trabalhos na África e Europa.

Please reload

 

ESTRATÉGIAS

Visão

O Instituto Paliar busca o desenvolvimento da Medicina Paliativa e dos Cuidados Paliativos no Brasil por meio de uma estratégia de divulgação e de educação, de modo a oferecer à população brasileira um atendimento digno e de qualidade.

 

Missão

O Instituto Paliar busca ser o centro de referência e de excelência em Medicina Paliativa e Cuidados Paliativos no Brasil.

 

Valores

Direitos Humanos: nós acreditamos que os Cuidados Paliativos são um direito humano.

Dignidade: nós acreditamos que a dignidade humana jamais pode ser violada.

Bioética: nós acreditamos que a prática científica e a assistência à saúde devem ser reguladas por princípios éticos e pelas boas relações humanas.

Instituto Paliar

(11) 5051-0555 / (11) 3675-5697 / (11) 950210555
E-mail: contato@paliar.com.br


Rua Antônio Carlos, 220

Consolação, São Paulo - CEP 01309-010
Horário de atendimento: 9h às 17h

  • Wix Facebook page
  • Instagram