Aguarde, carregando...

Programa de Bolsa ESPECIALIZAÇÃO em Cuidados Paliativos Multiprofissional 2024

Processo seletivo para concessão de bolsa de estudo de 50% para o Curso de Especialização Multiprofissional em Cuidados Paliativos.

O Curso

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO DE 50% PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS PALIATIVOS.

DESCRIÇÃO:

Concessão de 10 (dez) bolsas com desconto de 50% no valor integral do curso de Especialização na categoria Multiprofissionais

PRÉ REQUISITOS

- Possuir graduação na área da saúde com formação mínima de 3 anos: enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, educadores físicos, médicos veterinários, entre outros.

- Desejável ter experiência comprovada na área na área de assistência de cuidados paliativos de no mínimo 1 ano

- Desejável possuir experiência científica

INSCRIÇÕES:

Clique em “MATRICULE-SE”, preencha seus dados e anexe os seguintes documentos:

- Carta de intenção descrevendo um pouco de sua experiência e o motivo pelo qual deseja ter acesso a esse programa de bolsas (máximo 5 linhas);

- Currículo.

 

ATENÇÃO:

Somente estarão aptos a participar do processo seletivo os candidatos que enviarem os documentos acima mencionados.

 

PRAZOS:

- As inscrições serão realizadas entre o período de 06.11 a 10.11

- Os candidatos pré-aprovados serão convocados de 13.11 a 23.11 para uma entrevista com o corpo diretivo

- A comunicação dos candidatos aprovados será realizada por e-mail no dia 27.11

- O prazo final para efetivação da matrícula com envio de documentos é até dia 04.12 e o 1° pagamento deverá ocorrer até dia 10.12. O candidato que não cumprir o prazo de entrega dos documentos até a data estipulada no edital estará desclassificado e o próximo candidato da fila será convocado para realização de matrícula.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Apenas a aprovação do candidato não garante sua bolsa. É necessário apresentar sua documentação no prazo máximo de 04.12, assim como pagamento do primeiro boleto da mensalidade no dia 10.11 com o valor do desconto aplicado

- Existirá uma fila de espera de candidatos pré-aprovados. Caso não seja cumprido o prazo pré-determinado, perderá acesso à bolsa

No caso de dúvidas, entre em contato nos canais oficiais da escola:

WhatsApp: (11) 95021-0555 | Telefone: (11) 5051-0555 | (11) 3675.5697

Diferenciais

• Corpo docente especializado e com experiência prática nos diferentes cenários da assistência.
• Orientação pedagógica continuada com assessoria de profissional especializado.
• Grade de aulas diferenciada para médicos e equipe multiprofissional.
• Estudo de habilidades comunicacionais com auxílio de filmes, atores e simulações realísticas.
• Significativa carga horária dedicada a discussão de casos clínicos.
• Oportunidades de vivências práticas em serviços renomados de Cuidados Paliativos.
• Oportunidades de manutenção de grupos de estudos e troca contínua de experiência mesmo após a conclusão do curso.
• Estrutura física completa para aulas presenciais com respeito a normas de segurança sanitária além de equipamentos e equipe de TI para apoio a atividades on line e fóruns de discussão virtual.
• Aplicativo próprio para uso em computadores, tablets e celulares.
• Possibilita acesso a material didático, controle de faltas e notas lançadas pelos coordenadores de disciplinas além de interação com os setores administrativos e financeiros da instituição.

Atuação Profissional

O profissional formado neste curso poderá atuar como líder ou membro de equipes de Cuidados Paliativos em hospitais gerais, unidades hospitalares especializadas em Cuidados Paliativos, ambulatórios, programas de atendimento domiciliar ou em áreas de gestão em saúde.

Requisitos

Se aprovado no processo seletivo de concessão de bolsa de 50%

O Curso é destinado à profissionais da área da saúde como enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, educadores físicos, médicos veterinários, entre outros.

Objetivo

O objetivo deste curso é dar formação técnica e humanística ao profissional que deseja aprimorar sua prática a partir de competências, aspectos procedimentais e atitudinais em Medicina Paliativa:

• Compreensão conceitual profunda e aplicada a respeito da Medicina Paliativa com base técnica, ética e filosófica, alinhada à Legislação vigente no país.
• Excelência no controle de dor e sintomas desafiadores a partir de terapêutica não farmacológica e farmacológica.
• Comunicação eficaz, compassiva e aplicada para situações difíceis da prática clínica em diferentes cenários assistenciais.
• Orientação dirigida para planejamento de cuidados avançados de forma transdisciplinar.
• Orientação específica para organização da assistência e gestão de serviços de Cuidados Paliativos.
• Desenvolvimento de senso crítico envolvendo tomadas de decisão complexas.
• Sensibilização para a necessidades e ferramentas para auto cuidado, gestão de conflitos com famílias e sofrimento da equipe de trabalho.

Programação

A partir das mudanças que o Instituto Paliar vem vivenciando para a oferta de um ensino que se aproxime da realidade que os alunos experienciam em sua prática e compreendendo que a construção do conhecimento é processual, modificou o formato de ofertar e receber conhecimento, transformando a vivência da formação em uma experiência que se dará em blocos , sendo:

Primeiro bloco:

Onde o aluno terá acesso a um robusto conteúdo relacionado a comunicação interpessoal, objetivando que o mesmo se aproprie da técnica e das habilidades a serem desenvolvidas em notícias difíceis, conspiração do silencio e afins, através de hollyprays, discussão de casos clínicos, simulação realística com atores, etc. Neste bloco também será contemplado o conceito do cuidado paliativo enquanto direito humano, através dos manuais e guidelines internacionais mais modernos seguindo as publicações da OMS sobre seus princípios e elementos de elegibilidade.

Com a apresentação e aplicação prática de ferramentas de avaliação inicial do paciente e sua família e dos modelos de assistência existentes na atuação paliativista. E por fim, neste bloco também se abordará o sofrimento do paciente e sua família em todas as suas dimensões através do conceito de atenção integral com estratégias de aplicação dessa abordagem multiprofissional de forma transdisciplinar e centrada na pessoa e seu núcleo de cuidado.

Após o desenvolvimento dos alicerces citados acima, os profissionais estarão aptos a apreensão adequada das ferramentas técnicas, teóricas e práticas, que os instrumentalizem para promoção do alívio ao sofrimento, através de intervenções farmacológicas e não farmacológicas. Devendo prosseguir para o Segundo Bloco.

Segundo bloco:

Resumidamente destinado ao ensino técnico de controle de sintomas físicos. Abordando os principais sintomas e sofrimentos vivenciados pelos pacientes portadores de doenças graves em toda sua trajetória de doença.

Ex. Dor, dispneia, náusea, constipação, secreções, hemorragias, delirium, etc. Desenvolvendo a compreensão da fisiopatologia envolvida em cada um deles, os fármacos implicados, a importância e as especificidades do manejo de opióides e seus adjuvantes. Através de casos clínicos, atividades práticas extensivas e conteúdo de alta qualidade.

Por fim, para que o profissional de saúde se torne de fato um paliativista preparado para sua prática, o Instituto Paliar acredita que se faz necessário que o aluno vivencie a experiência de uma imersão em conteúdo teórico aprofundado com cenários clínicos sob a tutoria dos professores especialistas na discussão de enredos compatíveis com casos clínicos reais.

Em cenários que demonstram o sofrimento do paciente e de sua família com toda a complexidade imposta pelas intersecções entre o seu processo de adoecimento grave e outros elementos de vulnerabilidade e sofrimento físico, emocional, social e existencial.

Terceiro Bloco:

Todo este período é formado, portanto, de encontros direcionados para a discussão de casos complexos, com aprofundamento teórico em tomadas de decisões, a abordagem do luto em todas as suas dimensões, os cuidados técnicos ao final de vida e o preparo do profissional para realizar a gestão de serviços especializados em cuidados paliativos.

Importante: para cada bloco, será realizado, ao final, um OSCE (Objective structured clinical examination), com objetivo somativo e formativo.

Trata-se de uma avaliação que nos ajuda a identificar se as competências necessárias para a formação do profissional foram devidamente desenvolvidas em sala de aula. Proporcionando para o aluno uma experiência única de simulação realística da sua prática clínica paliativista a medida que seu conhecimento e suas habilidades foram se ampliando ao longo do curso.

Metodologia

A estratégia de ensino é diversificada e baseada no protagonismo do aluno e metodologias ativas.

O curso diversifica as atividades em consonância com o objetivo pedagógico específico e tema a ser desenvolvido. Envolve leitura de textos, aulas, discussão de casos clínicos e situações específicas simuladas e de forma gradual, O aluno vai sendo direcionado à aquisição de conhecimento de forma estimulante e que objetiva que ele mesmo complemente o ensino em aula através de leituras, filmes oferecidos para discussão, exercícios clínicos simulados bem como elaboração e sistematização do conhecimento de maneira individual e em grupo. As atividades passam por monitoria de um assessor pedagógico que avalia o perfil do aluno e da turma e propões adaptações graduais visando otimizar o aproveitamento.

O curso de especialização é organizado em disciplinas que ocorrem de maneira simultânea e com sequência planejada a partir de experiências exitosas com turmas anteriores. Cada disciplina possui avaliação própria, feita de forma individual ou em grupos. O processo avaliativo é dinâmico e faz parte do desenrolar do aprendizado.

Cremos que o amadurecimento gradual do aluno com novos conceitos e maneiras de pensar e agir é ferramenta fundamental que aprimora e cataliza o processo de aprendizado dos conteúdos subsequentes de maneira natural.

A participação ativa do aluno nas atividades é estimulada e faz parte do processo avaliativo. Quando cabível, as discussões são sempre realizadas levando em conta as competências multiprofissionais de cada um em sua prática de atuação.

A aprovação está vinculada ao aproveitamento individual satisfatório em cada disciplina além da entrega , ao final do curso, de um trabalho de conclusão de curso desenvolvido em pequenos grupos.

Local e Horário

Carga-horária
Total de 420h.

Local e Período

Curso Presencial com 5 encontros online.

As aulas acontecem 1 (um) final de semana por mês as sextas-feiras das 13h às 22h e sábados das 8h às 17h.

Rua: Antônio Carlos n° 220, Consolação - São Paulo- SP 

Investimento

Preço Especial com 50% de bolsa somente para os aprovados no processo seletivo.

Valor original do curso: R$ 27.000,00 - Com bolsa de 50% - R$ 13.500,00.

Parcelado em até 24 parcelas.

Parcelamento* para matrículas efetuadas em: Valor
março de 2024 24x de R$ 562,50
Ou à vista R$ 13.500,00

*Condicionado à disponibilidade de vagas no momento da matrícula.

O Instituto Paliar

Pós graduação em Cuidados Paliativos: transforme-se a partir de rigor técnico e de valores humanos. Inove-se!

Oferecemos ensino de qualidade superior que capacita, há 12 anos, profissionais de saúde de todas as áreas para o atendimento das necessidades humanas daqueles que sofrem fisicamente, e para muito além, pela circunstância de um aodecimento grave que ameace sua vida, levando em conta que a rede de afetos e de cuidados dessas pessoas também se encontra abalada, em continuidade, e de forma inseparável.

QUEM SOMOS
Uma organização de ensino e consultoria em Cuidados Paliativos constituída com bases transdisciplinares sólidas, competência pedagógica em constante aprimoramento além de valores éticos e humanísticos destinados à qualificação de profissionais de saúde por meio de cursos de pós graduação cuidadosamente elaborados nos formatos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, com turmas em São Paulo, onde estamos sediados. Nesta jornada frutífera, capacitamos quase 3.500 mil profissionais de todas as áreas que atuam nos diferentes cenários da assistência por todo o país.
NOSSA PROPOSTA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 56,8 milhões de pessoas em todo o mundo precisam de Cuidados Paliativos. Destas, 78% vivem em países de baixa e média renda. No entanto, apenas 14% das pessoas que precisam de Cuidados Paliativos recebem essa assistência.

Para além disso, os desafios trazidos pelo envelhecimento populacional e aumento da prevalência de doenças crônicas tornam as necessidades assistenciais mais complexas. Os Cuidados Paliativos são reconhecidos pela OMS e outras entidades de cunho internacional como a maneira apropriada de dar respostas qualificadas e agregadoras de valor ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade física, psíquica e social como ocorre em crises humanitárias e pandemias.

Um dos maiores obstáculos para o acesso amplo a este tratamento está na falta de capacitação específica de profissionais de saúde para o reconhecimento dessas necessidades e para a ação transdisciplinar competente e resolutiva. Quando aplicados precocemente, os cuidados paliativos contribuem para a racionalização da assitência com impacto direto na redução de custos e otimização dos recursos, contribuindo para evitar sobrecarga dos serviços de saúde.

O Instituo Paliar se propõe a transformar sujeitos morais dedicados a pensar soluções em saúde para esses desafios.

Através da capacitação técnica, sensibilização e instrumentalização nos aspectos éticos e humanos de profissionais da assistência além da orientação para gestores de saúde e instâncias de liderança administartiva públicas e privadas, o Instituto Paliar tem como meta a integração de saberes para aplicação prática dos Cuidados Paliativos, em diferentes níveis de complexidade, com foco na dignidade, qualidade de vida e alívio do sofrimento humano.

Venha fazer parte deste time.

MERCADO DE TRABALHO

Há uma necessidade urgente de preparar profissionais de saúde para atuar em Cuidados Paliativos. Por isso, o programa do curso foi concebido para atender a demanda premente de formação de profissionais capazes de atuar no cuidado integral ao paciente portador de doença grave e evolutiva, assim como a seus familiares. Com a participação de profissionais experientes, procuramos construir um corpo docente diversificado e multiprofissional, de inquestionável qualificação teórica, contando com mestres e doutores, além de prática, apto a conduzir os alunos no processo de aprendizado.

O curso pretende, ainda, fornecer ferramentas para o enfrentamento das condições clínicas em todas as fases de evolução da doença até a terminalidade e a fase final da vda, visando redução de sofrimento, por meio de atuação eficaz sobre sintomas físicos e psíquicos, abordagem de emergências, sedação paliativa, habilidades de planejamento de cuidado e gestão, dentre outros temas pertinentes, incluindo luto, aspectos culturais, éticos, religiosos e espirituais, auto-cuidado e cuidados com a equipe profissional.

Nosso alunos são estimulados a desenvolver competências através da discussão de casos clínicos em equipe, leitura de texto e resolução de problemas do cotidiano propostos pelo corpo docente e/ou por eles próprios num processo circular em que a aplicação de conceitos é aprendida após sua apresentação, contextualização e manejo prático, possibilitando, em seguida, a introdução de novos conceitos. Esse ciclo é estimulado a partir da prática profissional de cada aluno. A integração das experiências de maneira pedagogicamente planejada amplifica as percepções, olhares e garantem uma fixação natural e coesa do conhecimento.

Motivos para escolher o Instituto Paliar

  • Corpo docente especializado e com experiência prática nos diferentes cenários da assistência.
  • Orientação pedagógica continuada com assessoria de profissional especializado.
  • Grade de aulas diferenciada para médicos e equipe multiprofissional.
  • Estudo de habilidades comunicacionais com auxílio de filmes, atores e simulações realísticas.
  • Significativa carga horária dedicada a discussão de casos clínicos.
  • Oportunidades de vivências práticas em serviços renomados de Cuidados Paliativos.
  • Oportunidades de manutenção de grupos de estudos e troca contínua de experiência mesmo após a conclusão do curso.
  • Estrutura física completa para aulas presenciais com respeito a normas de segurança sanitária além de equipamentos e equipe de TI para apoio a atividades on line e fóruns de discussão virtual.
  • Aplicativo próprio para uso em computadores, tablets e celulares. Possibilita acesso a material didático, controle de faltas e notas lançadas pelos coordenadores de disciplinas além de interação com os setores administrativos e financeiros da instituição.

Pré Inscrição


Garanta esta oportunidade, as vagas são limitadas, aproveite!


Encerrado

Outros cursos

Curso de Especialização em Bioética Clínica

Cuidados Paliativos: Abordagem para não Especialistas - Online Ao Vivo

Curso de Capacitação em Terapia da Dignidade (Dignity Therapy) - Turma 4 - 2024

Vagas Limitadas

Faça seu pré cadastro e garanta sua vaga
Instituto Paliar 2024. Todos os direitos reservados. / Política de Privacidade